Quer conhecer a Gruta da Lapinha?
A Minas fretamentos Vip leva você

A gruta da Lapinha é o Patrimônio Histórico-Cultural mais representativo de Lagoa Santa. Foi o Dr. Peter Lund, no ano de 1835, quem descobriu este imponente bloco de pedra calcária –511m de extensão e 40m de profundidade – formado há cerca de 600 milhões de anos.

Pertencente ao Parque Estadual do Sumidouro e protegida pela APA Carste de Lagoa Santa, a Gruta da Lapinha recebe em média 20 mil visitantes a cada ano. Sua estrutura repleta de salões, cobertos por estalagmites e estalactites, proporciona um verdadeiro mergulho na história.

São agendadas visitas a grupos de até 25 pessoas, acompanhadas por guias devidamente preparados para interagir e conscientizar os turistas da complexidade e riqueza deste monumento natural.

A facilidade de acesso também é um ponto positivo: A gruta da Lapinha fica a aproximadamente 20 minutos do centro de Lagoa Santa. Para quem vem da capital, há a linha especial Belo Horizonte – Lapinha, que faz o percurso diariamente.

Eleita como uma das sete maravilhas da Estrada Real, a gruta possui 511 metros de extensão, um sistema de iluminação artificial e um conjunto de cortinas denominado candelabros. Dentre os diversos salões que compõem a gruta, oito são visitados e recebem os nomes relacionados às características dos espeleotemas que se formam em diferentes partes da gruta.
Foi descoberta por volta de 1835 pelo Dinamarquês Peter W. Lund.

Endereço: Estrada Campinho Lapinha, km 6 – Lagoa Santa
Telefone: 31 3689-8592 / 3689-8585 / 3689-8575

Site: http://pesumidouro.blogspot.com.br
Horário de Funcionamento: 3ª a dom. das 9h às 16h

Informações Adicionais:

Atrativo da Unidade de Conservação Parque Estadual do Sumidouro.
Portaria principal do Parque: Rua Fernão Dias, 10 – Quintas do Sumidouro – Pedro Leopoldo.
Todas as trilhas e circuitos devem ser agendados com antecedência e realizados com o acompanhamento de um guia local.

Serviços:
Alimentação
Estacionamento